THIRD GENERATION REPLICATORS: AN OVERVIEW OF THE BLACKMORIAN TEMES CONCEPTION

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 15 (2015) • Revista Kínesis

Autor: Kleber Bez Birolo CANDIOTTO; Murilo KARASINSKI

Resumo:

This article aims at presenting the theoretical foundation of the temes, the third generation replicators proposed by Susan Blackmore. Blackmore’s hypothesis is grounded on the premise that a novel evolution process is presently taking place on earth, in which the copy, variation and selection of information are carried out directly by the machines, and no longer by the genes and memes alone, thus bringing about an evolutionary algorithm in a different complexion. Naturally, a large part of Blackmore’s theoretical foundation stems from Richard Dawkins’s memetic theory, to which memes would be able to account for the cultural evolution pertaining to human beings. By scrutinising the notions of memes and temes, based on the battle of the replicators’ scenario imagined by Blackmore, this article intends, ultimately, to ponder upon the human condition, especially in regard to its relationship with the construct of the cyborg, at a moment in which the temes all but determine the merging of man and machine.

Abstract:

O objetivo deste artigo é apresentar os fundamentos dos temes, replicadores de terceira geração propostos por Susan Blackmore. A hipótese de Blackmore tem por premissa a ideia de que um novo processo evolutivo atualmente ocorre no planeta Terra, em que a cópia, variação e seleção das informações são feitas diretamente pelas máquinas, e não mais apenas pelos genes e memes, deflagrando, portanto, um algoritmo evolucionário em diferentes bases. Naturalmente, grande parte do embasamento teórico de Blackmore vem da teoria memética de Richard Dawkins, para quem os memes podem explicar a evolução cultural própria dos seres humanos. Ao se cotejarem as noções de memes e temes, pretende-se, ao fim, com base no cenário de batalha dos replicadores imaginado por Blackmore, discutir a condição dos homens, sobretudo a partir da figura dos ciborgues, no momento em que os temes parecem determinar a fusão homem-máquina.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5701

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5701

Palavras-Chave: Temes. Memes. Cyborgs. Susan Blackmore. Richard Dawkins.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions