A SOCIALIDADE IMPESSOAL DO DASEIN NA ANALÍTICA EXISTENCIAL DE SER E TEMPO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 15 (2015) • Revista Kínesis

Autor: Jean TONIN

Resumo:

No presente artigo, procuramos explicitar a compreensão heideggeriana de algumas estruturas existenciais, rumo à exposição da socialidade fundamental da existência impessoal ou inautêntica. A partir de uma leitura dos § 25 a 27 de Ser e Tempo, caracterizaremos as estruturas do ser-com [Mit-sein], co-existência [Mit-Dasein] e impessoalidade [Das Man]. Nesse desenvolvimento, trabalharemos com a diferenciação da classe dos comportamentos intencionais para com utensílios e para com os outros. Com base na exposição desses modos de ser do Dasein, elucidaremos a originalidade fundamental da socialidade em nosso existir cotidiano e mediano.

Abstract:

In this article, we try to explain Heidegger's understanding of some existential structures, towards exposure fundamental sociability of impersonal or inauthentic existence. From a reading of § 25-27 of Being and Time, we characterize the structures of being-with [Mit-sein], co-Dasein [Mit-Dasein] and impersonality [Das Man]. In this development, we will work with the differentiation of the class of intentional conduct towards utensils and towards others. Based on the exposure of these ways of being of Dasein, we elucidate the fundamental originality of sociability in our everyday existence and everyday median.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5704

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5704

Palavras-Chave: Dasein. Heidegger. Socialidade.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions