O MODELO EXPRESSIVO-COLABORATIVO: UMA ALTERNATIVA FEMINISTA À ÉTICA TRADICIONAL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 15 (2015) • Revista Kínesis

Autor: Lurian POSSEBON

Resumo:

Neste artigo, apresentaremos o chamado modelo expressivo-colaborativo, elaborado por Margaret Urban Walker. Esse modelo concebe a ética em contraste com o modelo teóricojurídico, do qual fazem parte as teorias morais tradicionalmente estudadas na filosofia, tais como as neo-kantianas, utilitaristas e contratualistas. Walker, apoiada em outras autoras feministas, analisa essas teorias morais a fim de mostrar sob que aspecto elas se enquadram neste último modelo. Brevemente, daremos enfoque a algumas abordagens da discussão feminista em torno da ética, a qual servirá como pano de fundo para as propostas de Walker, que pretendem dar conta das demandas e questões levantadas por essas autoras. A partir dessa discussão, elucidaremos os principais elementos que compõem o modelo expressivocolaborativo, bem como a epistemologia que o suporta. Walker vê a moralidade como “um meio socialmente incorporado de entendimentos mútuos e negociações entre pessoas sobre suas responsabilidades em relação a coisas abertas ao cuidado e responsabilização humana”.

Abstract:

In this article, we will present the expressive-collaborative model, elaborated by Margaret Urban Walker. This model conceives ethics as opposed to the theoretical-juridical model, which comprises those moral theories traditionally investigated in the field of philosophy, such as neo-kantianism, utilitarianism and contractarianism. Walker, supported by other feminist authors, analyses these moral theories in order to show under which aspect they fit in the latter model. We will briefly focus on some approaches of the feminist discussion about ethics. This debate will suit as background to Walker's proposals, which intend to realize the demands and questions raised by those authors. From that discussion, we will present the main elements that make up the expressive-collaborative model, such as the epistemology that supports it. Walker sees morality “as a socially embodied medium of mutual understanding and negotiation between people over their responsibility for things open to human care and response”.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5711

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5711

Palavras-Chave: Ética feminista. Ética do cuidado. Responsabilidade. Narrativa. Epistemologia moral.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions