TÉCNICA, TECNOLOGIA E TECNOCIÊNCIA: DA FILOSOFIA ANTIGA À FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 15 (2015) • Revista Kínesis
Autor: Leonardo Marques KUSSLER
Resumo:
No presente artigo, propomo-nos a refletir acerca dos conceitos de técnica e tecnologia, com o objetivo de destacar a diferença de ambos os conceitos, além de mostrar diferentes pontos de vista filosóficos acerca do tema e a implicação destes na vida humana. Para tanto, na primeira seção, o itinerário começa em uma análise etimológica dos termos, seguindo através de excertos da República de Platão e da Ética a Nicômaco de Aristóteles. Na segunda seção, elencamos como a técnica se encerra na tecnologia, partindo da perspectiva de saberfazer em relação à natureza para um modus operandi na natureza, onde o foco move-se da supremacia do homem com a técnica sobre a natureza para a técnica sobre a vida humana. Contamos, pois, com as reflexões de Umberto Galimberti, que aponta a tecnologia como técnica de manipulação da natureza; Gilbert Hottois, que corrobora o conceito de tecnociência e destaca a lógica de dominação, intervenção e criação na natureza; e Jean-Pierre Dupuy, que analisa o modo como a tecnologia relaciona-se com a ética, que é baseada em valores de uma natureza que é transmutável.
Abstract:
In this article we have tried to elucidate the concepts of technique and technology, in an attempt to highlight the difference of both concepts, despite showing different philosophical points of view on the subject and the implication of them in the human life. To do so, in the first section the itinerary starts from an etymological analysis of terms, going through excerpts of The Republic by Plato and the Nichomachean Ethics by Aristotle. In the second section we have list how the technique is enclosed within technology, starting from the perspective of know-howin relation to nature to a modus operandi of nature itself, and the focus moves from supremacy of man with technique over nature to technique over human life. We have used reflections of Umberto Galimberti, who presents technology as the technique of manipulation of nature; Gilbert Hottois, who corroborates the concept of technoscience and points out the logic of domination, intervention and creation of nature; and Jean-Pierre Dupuy, who analyses the way technology relates itself with ethics, which is based in values of a transmutable nature.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5712
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5712
Palavras-Chave: Técnica. Tecnociência. Ética.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions