ENTRE DWORKIN E FINNIS: DIFERENTES CONCEPÇÕES DE JUSTIÇA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 13 (2015) • Revista Kínesis
Autor: Thaís Cristina Alves COSTA
Resumo:
Trata-se da análise comparativa entre a concepção de justiça liberal igualitária de Ronald Dworkin e o modelo de justiça aristotélico-tomista de John Finnis. Com o intuito de demonstrar as especificidades de cada modelo, abordarei um ponto em comum entre as teorias, a saber: as ações afirmativas. Apresentarei esse tipo de política pública a partir do que Dworkin propõe, comparando-a com o que podemos deduzir da concepção de justiça finnisiana. Como obras norteadoras dessa pesquisa farei uso da Virtude soberana e Uma questão de princípios de Dworkin e da obra Lei natural e direitos naturais de Finnis.
Abstract:
It is the comparative analysis between the conception egalitarian liberal justice of Ronald Dworkin and the Aristotelian-Thomist justice model of John Finnis. In order to demonstrate the specificity of each model, I will discuss a common point between the theories, namely affirmative action. Introduce this type of policies what Dworkin proposes, comparing it to what we can infer from the conception of finnisian justice. I will make use as guiding this research the Works Sovereign virtue and A matter of principles by Dworkin and Natural law and natural rightsby Finnis.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n13.5443
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5443
Palavras-Chave: Justiça. Igualdade. Florescimento Humano. Conhecimento. Ação Afirmativa
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions