A VIOLÊNCIA DO OLHAR: INTERSUBJETIVIDADE EM SARTRE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 11 (2014) • Revista Kínesis

Autor: Siloe Cristina do Nascimento ERCULINO

Resumo:

Explicaremos o conflito entre duas liberdades em Sartre, a partir do conceito de “Olhar”, usando como referência a obra O Ser e o Nada. O olhar do Outro me atravessa com violência, aliena minha liberdade tornando-me objeto, e revela a mim mesmo o que sou sem a minha permissão; na vergonha, eu me vejo pelo olhar do outro com embaraço. Porém, a relação de ver e ser visto é recíproca; enquanto ser-para-outro-sujeito, apreendo o Outro como objeto e lhe atribuo significações. Assim, concluiremos que cada liberdade tenta sobrepor-se à Outra, alienando-a, o que torna o conflito algo inerente à intersubjetividade em Sartre

Abstract:

Nous allons expliquer le conflit entre deux libertés chez Sartre ayant comme base le concept du «regard» et comme référence l’œuvre LÊtre et le Néant. Le regard de l’Autre me transperce avec violence, aliène ma liberté en me transformant en objet et me révèle ce que je suis sans ma permission; dans la honte, je me vois par le regard de l'autre avec embarras. Cependant la relation entre voir et être vu estréciproque; en tant qu’être-pour-l’autre,je saisis l'Autre comme objet et je lui attribue des significations. Ainsi, nous concluons que chaque liberté essaie d’aliéner l'autre, ce qui rend le conflit inhérent à l’intersubjectivité chez Sartre.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n11.4564

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4564

Palavras-Chave: Sartre. Intersubjetividade. Olhar. Ser-para-outro. Conflito.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions