POPPER, LEITOR DE EINSTEIN

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 11 (2014) • Revista Kínesis

Autor: Elizabeth de Assis DIAS

Resumo:

O presente trabalho pretende analisar a influência de Einstein na teoria da ciência de Popper. Procuramos mostrar que o falibilismo e o conjecturalismo defendido por Popper é fruto das leituras que ele fez das obras de Einstein. Muito embora Einstein tenha antecipado muitas das idéias do filósofo austríaco, foi ele quem deu unidade, fundamento e consistência a essas ideias esboçadas de forma fragmentada nos textos de Einstein.

Abstract:

This paperaims to examine the influence of Einstein ideas in Popper’s theory of science. We arguethat the Fallibilism and Conjecturalism defendedby Popperis aresult of hisreadings of Einstein’s works. Although Einstein had anticipated many of the Austrian philosopher ideas, it was he who gave unity,plea and consistency to these ideas,outlined in a fragmented wayin the writings of Einstein.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n11.4566

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4566

Palavras-Chave: Conjecturalismo. Falibilismo. Ciência. Crítica.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions