COMENTÁRIO E EXPERIÊNCIA NOS ENSAIOS DE MONTAIGNE
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.5 n.10 (2013) • Revista Kínesis
Autor: Gustavo José de Toledo PEDROSO; Sandra Pires de Toledo PEDROSO
Resumo:
Trata-se de discutir o sentido filosófico da presença das citações nos Ensaios de Montaigne. Montaigne faz críticas à multiplicidade de comentários dos autores antigos, mas preenche seus ensaios com uma diversidade de citações destes mesmos autores. Jean Starobinski interpreta a presença destas citações como pautada pela ideia de independência. Tomando outra direção, procuramos mostrar como elas se vinculam a uma valorização do julgamento e da experiência.
Abstract:
This article discusses the philosophical meaning of quotations from classical Greek and Roman authors in Montaigne’s Essais. Montaigne often criticizes the multiplicity of commentaries on classical authors, but he fills his own essays with quotations from these sameauthors. Jean Starobinski interprets the use of these quotations as regulated by the idea ofindependence. Alternatively, we try to show howit is connected to acritical attitude regulated by the notions ofjudgment and experience.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n10.4530
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4530
Palavras-Chave: Montaigne. Ensaio. Renascimento. Citação. Experiência.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions