A GÊNESE DA REPRESSÃO EM FREUD: DIAGNÓSTICO E TENDÊNCIA OCULTA DA PSICANÁLISE
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 5 n. 09 (2013): Edição Especial • Revista Kínesis
Autor: Maria Érbia Cássia Carnaúba
Resumo:
Neste artigo, pretendo apresentar uma introdução à gênese da repressão em Freud a partir da chamada Segunda Tópica (escritos posteriores a 1920), com intuito único de procurar naquele contexto seu diagnóstico te tempo. Isto é, identificar as tendências apresentadas pelo autor frente aos problemas que a repressão, tanto individual quanto social, suscitava naquele momento após a Guerra. Este exercício nos dá uma dimensão para suas apropriações posteriores, como pela Teoria Crítica, por exemplo. Embora, não seja o caso que entrar nas discussões que se seguiram. Trata-se somente remontar a dinâmica do conceito a fim de fornecer material para estudos posteriores nesse sentido.
Abstract:
In this article, I intend to present an introduction to the genesis of repression in Freud called from the Second Topic (writings after 1920), aiming only to look at the context you time your diagnosis. That is, identify the trends presented by the author regarding the problems that repression, both individual and social, raised at that time after the War. This exercise gives us a dimension to its appropriations later, as the Critical Theory, for example. It is not the case that enters the discussions that followed. It is only trace the dynamics of the concept in order to provide material for further study in this regard.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4519
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4519
Palavras-Chave: Repressão, Civilização, Indivíduo e Freud.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions