GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL: DISCIPLINA, BIOPOLÍTICA E EMPRESARIAMENTO DA VIDA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 08 (2012) • Revista Kínesis

Autor: Aldo Ambrózio

Resumo:

Parte da análise do conceito de biopoder apresentado por Michel Foucault no curso “Em defesa da sociedade (1975-1976)” e na obra “A vontade de saber” e segue pelo estudo da disciplina e dos dispositivos de segurança nos cursos ministrados nos dois anos seguintes: “Segurança, Território, População (1977-1978)” e “Nascimento da Biopolítica (1978-1979)”. Foucault anuncia a tese de que a soberania perdeu relevância em relação ao biopoder, tese que é aprofundada nos cursos seguintes por meio do estudo da governamentalidade. Nossa pesquisa tem por objetivo explicitar a manobra atual que tem no neoliberalismo o seu modo específico de organização, fazendo um escrutínio dos conceitos de “liberdade” e “competição” que animam o modo como o ocidente governa suas populações. Isso nos permitirá apresentar nossa tese denominada empresariamento da vida, processo que funciona como artifício basilar da governamentalidade neoliberal: produzir sujeitos que incorporam os enunciados da gerência como princípios éticos de constituição de si.

Abstract:

it starts with the analysis of the concept of biopower introduced by Michel Foucault in his public lectures at the Collège de France named “Society must be defended (1975-1976)” and in the book “The will to knowledge” and continues with the study of the discipline and the dispositifs of security in the lectures “Security, territory, population (1977-1978)” and “Birth of biopolitics (1978-1979)”. Foucault announces a thesis that sovereignty had lost relevance in relation to biopower, thesis which is improved in the following lectures through the study of governmentality. Our research aims to describe the current move in which neoliberalism has its specific mode of organization, making an analysis of the concepts of "freedom" and "competition" that mark the way the Western world is governing their populations. This will allow us to introduce our thesis called “entrepreneurializement of life”, a process that serves as the overarching strategy of the neoliberal governmentality: to produce individuals who incorporates the statements of management as ethical principles of the constitution of themselves.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n08.4483

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4483

Palavras-Chave: Biopoder, Governamentalidade e Empresariamento da vida.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions