A MEGAMÁQUINA POLÍTICA: PODER, RESISTÊNCIA E DESERÇÃO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis
Autor: Davis Moreira Alvim
Resumo:
Partindo da investigação dos conceitos de “molar” e “molecular” no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, o artigo busca desenvolver a ideia de megamáquina política. Trata se de um conjunto complexo de forças que entretém relações com o poder, as resistências e a soberania que só pode ser desvendado por meio da distinção entre macro e micropolíticas.
Abstract:
Starting from the investigation of the concepts of “molar” and “molecular” at the thought of Gilles Deleuze and Felix Guattari, this paper aims to develop the idea of politics megamachine. It is a complex set of forces that entertains relationships with the power, the resistances and the sovereignty that can only be solved through the distinction between macro and micropolitics.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4472
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4472
Palavras-Chave: Micropolítica, Poder, Resistência, Deleuze, Guattari
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions