A CRÍTICA DE NIETZSCHE ÀS PRETENSÕES FILOSÓFICAS DE OBJETIVIDADE MORAL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 06 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Tiaraju M. Andreazza

Resumo:

Neste artigo analiso a crítica de Nietzsche ao domínio de segunda ordem da filosofia moral, o domínio cujo propósito é o de fundamentar o critério moral recorrendo a valores morais verdadeiros e ontologicamente autônomos ou à capacidade da razão humana. Na primeira seção mostro por que Nietzsche considera esse projeto inexequível, abordando o seu perspectivismo, o seu antirrealismo sobre os valores e alguns elementos da sua fisiopsicologia moral; na segunda seção exponho aqueles aspectos do seu projeto genealógico que são relevantes para defini-lo como uma comprovação factual das teses defendidas na primeira seção. Em resumo, o argumento nietzschiano consiste em apontar para a relação de inseparabilidade entre a moralidade e a constituição fisiopsicológica humana, o que comprovaria que os valores morais não são e nem podem ser objetivos.

Abstract:

In this article I analyze Nietzsche's critique of the second order domain of moral philosophy, the domain whose purpose is normally ground the moral criterion appealing to true and ontologically autonomous moral values or to the capacity of human reason. In the first section I show why Nietzsche considers such project unworkable, turning for his perspectivism, his anti-realism about values and some elements of his moral psychology; in the second part I expose some aspects of their project genealogical that perform the role of an empirical proof of the arguments advocated in the previous part. In brief, Nietzsche's argument consists in pointing out to the relation of inseparability between morality and human psychological and physiological constitution, which would prove that moral values are not and cannot be objective.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n06.4424

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4424

Palavras-Chave: Perspectivismo, Objetividade, Antirrealismo, Vontade de Poder

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