O CÉTICO EM SEU LUGAR E TEMPO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 04 (2010) • Revista Kínesis

Autor: Rodrigo Pinto de Brito

Resumo:

Em ‘O Cético em Seu Lugar e Tempo’ o professor Myles Burnyeat trata das aporiai céticas desenvolvidas por Sexto Empírico em torno das noções de lugar e tempo, combatendo as interpretações aristotélicas das respectivas noções. Em seguida o autor demonstra que as noções aristotélicas são elaborações que justificam o entendimento ‘ordinário’ que o senso comum tem de lugar e tempo. Isto leva Burnyeat à conclusão de que o ceticismo de Sexto combate as asserções científicas, mas também as do senso comum, não havendo assim insulamento em Sexto. Após isto o conceito de insulamento, que se origina em Thompson Clarke ( The Legacy of Skepticism ), será melhor desenvolvido. Nesta parte Burnyeat tenta descobrir a origem Moderna do insulamento.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n04.4383

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4383

Palavras-Chave: Lugar, Tempo, Aristótele, Sexto Empírico, Insulamento, Kant

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions