A RELAÇÃO ENTRE LITERATURA DE TESTEMUNHO, MEMÓRIA E VERDADE
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 13 n. 34 (2021) • Revista Kínesis
Autor: Edson Sa dos Reis
Resumo:
O esforço deste artigo é o de pensar a relação entre memória e verdade. Essas reflexões se embasam e tomam corpo na exposição a partir de três pensadores, quais sejam, Primo Levi, Platão e Walter Benjamin. A literatura de testemunho exposta na trilogia de Auschwitz de Levi, apresenta a relação necessária da exposição da verdade dos campos de concentração (Konzentrationslager), tendo como ponto de partida a memória e, assim, nos lança para a investigação entre o entrelaçamento destes dois conceitos na história da filosofia. Neste sentido, Platão e Walter Benjamin, por conterem no interior de seus pensamentos a memória como categoria capital para apresentação da verdade, são abordados para compreendermos como se desenrola nosso problema. O primeiro põe a reminiscência (anámn?sis) como caminho para a verdade objetiva das coisas. O segundo, utiliza o conceito de rememoração (Eingedenken) para resgate do passado na iluminação do presente, apresentando a verdade no desenvolvimento da história. Por fim, a memória ganha importância para pensar a verdade no interior da realidade que nos cerca, tornando-se a via pela qual esta última se apresenta.
Abstract:
The effort of this article is to think about the relationship between memory and truth. These reflections are based and take shape in the exhibition from three thinkers, namely, Primo Levi, Plato, and Walter Benjamin. The testimonial literature exposed in the Auschwitz trilogy, by Levi, features the necessary relation of the exposure of the truth of the concentration camps (Konzentrationslager), starting from memory, and, therefore, launches us for the investigation between the intertwining of these two concepts in the history of philosophy. In this sense, Plato and Walter Benjamin, as they contain memory within their thoughts as the capital category for presenting the truth, are approached to understand how our problem unfolds. The first puts reminiscence (anámn?sis) as a path to the objective truth of things. The second, uses the concept of remembrance (Eingedenken) to rescue the past in the illumination of the present, presenting the truth in the development of history. Finally, memory gains importance to think the truth within the reality that surrounds us, becoming the path through which the latter presents itself.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n34.p253-270
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12147
Palavras-Chave: Memória, Verdade, Apresentação, Literatura de Testemunho
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions