ACASO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA: CÉZANNE E A INDETERMINAÇÃO DA VIDA E DO SENTIDO DA OBRA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Tiago Nunes Soares

Resumo:

O objetivo do artigo é apresentar uma possibilidade de análise do processo criativo no âmbito artístico sob o ponto de vista do acaso, tendo como ponto de partida as reflexões de Merleau-Ponty em seu texto intitulado A dúvida de Cézanne. Parto da ideia de que há, nesse texto, um interessante esboço da importância do papel do acaso, tanto na constituição de uma vida quanto na criação de uma obra de arte, levando em conta a íntima conexão entre ambas. Dois pensadores foram escolhidos como auxiliares nessa empreitada: Charles Sanders Peirce, no âmbito da filosofia, e Fayga Ostrower, no campo das artes. Não tenho como objetivo estabelecer paralelismos entre seus projetos, mas explorar, a partir de algumas ressonâncias, outra possibilidade de leitura sobre o sentido da obra e da vida do artista, em um acréscimo à análise merleau-pontiana.

Abstract:

The aim of the article is to present a possibility of analyzing the creative process in the artistic sphere from the point of view of chance, having as a starting point the reflections of Merleau-Ponty in his text entitled Cézanne’s Doubt. I start from the idea that there is, in this text, an interesting sketch of the importance of the role of chance, both in the constitution of a life and in the creation of a work of art, taking into account the intimate connection between the two. Two thinkers were chosen as assistants in this endeavor: Charles Sanders Peirce, in the field of philosophy, and Fayga Ostrower, in the field of arts. I do not aim to establish parallels between their projects, but to explore, from some resonances, another possibility of reading the meaning of the artist's work and life, in addition to the Merleau-Pontian analysis.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p346-362

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12750

Palavras-Chave: Acaso, Merleau-Ponty, Cézanne, Ostrower, Peirce

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions