"A VIDA DE PITÁGORAS" PRESERVADA POR FÓCIO I DE CONSTANTINOPLA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Rogério Lopes dos Santos

Resumo:

O presente estudo consiste em uma tradução de A Vida de Pitágoras preservada por Fócio I de Constantinopla. O texto que usamos como referência para essa tradução é de autoria de Kenneth Sylvan Guthrie, e está publicado na obra The Pythagorean Sourcebook and Library: An Anthology of Ancient Writings Which Relate to Pythagoras and Pythagorean Philosophy, editada por David R. Fideler (1987). As notas de rodapé que não pertencerem a Guthrie serão seguidas da marcação (N. do T.), ou seja, “Nota do Tradutor”.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p463-469

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12756

Palavras-Chave: Pitágoras, Fócio I de Constantinopla, Filosofia, Tradução

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions