O LEGADO DO MARXISMO NO SÉCULO 20: ENTRE A TRADIÇÃO E A CRÍTICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.15 n. 39 (2023) • Revista Kínesis

Autor: Douglas Rafael Dias Martins

Resumo:

O presente artigo busca analisar e compreender o legado deixado por uma das correntes políticas e intelectuais mais influentes do século 20, o marxismo. Em meio a um contexto histórico de crise do capitalismo, e do marxismo, tendo este perdido influência enquanto orientação política nos partidos e movimentos políticos contemporâneos, bem como nas ciências humanas e sociais, principalmente, buscamos reconstruir alguns aspectos que permitem compreender algumas particularidades e limites dessa corrente no século passado. Ainda, em meio a compreensão do desenvolvimento do marxismo no século 20, também buscamos contribuir para deixar claro, em que medida, o pensamento de Marx ainda pode servir para contribuir para a compreensão crítica da sociedade moderna e suas lutas por emancipação.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n39.p135-151

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/15230

Palavras-Chave: Karl Marx, Marxismo, Século XX, Filosofia, Teoria crítica

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions