Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 24 (2018): Edição Especial - Filosofia no Ensino Médio

Entrevista com Adriano Correia Silva ? presidente da ANPOF (2016-2018)

Ricardo Henrique Resende de Andrade

Entrevista, ANPOF, Filosofia no Ensino Médio

CONSTRUINDO IMAGENS PARA A FILOSOFIA: DISCUSSÃO SOBRE ALGUMAS DEFINIÇÕES INTRODUTÓRIAS AO SEU ENSINO

André Luis La Salvia

Filosofia, Ensino de Filosofia, Imagem do pensamento, Livros didáticos

O QUE PODE O PROFESSOR DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO?

Fábio Moreira Vargas; Douglas Rodrigues Barros

Professor de filosofia, Ensino Médio, Memória e Filosofia

FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: MATERIAIS E MÉTODOS

Wagner Teles de Oliveira

Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Formação de professores, Recursos didáticos

POR QUE A LEITURA DE TEXTOS FILOSÓFICOS EM SALA DE AULA É UMA PRÁTICA INDISPENSÁVEL?

Débora Cristina Martins de Souza

Filosofia, Leitura, Referência, Verdade, Universalidade

O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ÓTICAS INTER E TRANSDISCIPLINAR: MEDIAÇÃO DIDÁTICA SOBRE A PROBLEMÁTICA ANTROPOLÓGICO-FILOSÓFICA

Gilson Malta da Silva

Ensino de filosofia, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade

IMPLICAÇÕES SOCIAIS E DIDÁTICA FILOSÓFICA

Marcos Machado

Didática, Didática filosófica, Ensino filosófico, Sociedade, Modernidade

A POLITECNIA COMO CURRÍCULO FILOSÓFICO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Alex Lara Martins

Politecnia, Ensino Médio, Técnica, Currículo

EDUCAÇÃO E FILOSOFIA NA ERA DA (des)INFORMAÇÃO

Rafaela Ferreira Marques

Ensino de filosofia, Michel Serres, Oficina de conceitos, Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, Ensino Médio

LINHAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PLASTICIDADES DOS ENCONTROS RIZOMÁTICOS

Ramires Fonseca Silva; Liége Maria Sitja Fornari

Encontro, Filosofia da diferença, Formação docente, Rizoma

ANTON WILHELM AMO: FILÓSOFO NEGRO NO ILUMINISMO E A DESCOLONIZAÇÃO DA FILOSOFIA NAS ESCOLAS

Carlos Eduardo Gomes Nascimento

Ensino de Filosofia, Racismo, Iluminismo, Anton Wilhelm Amo

EM DEFESA DO ENSINO DA FILOSOFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE HANNAH ARENDT E THEODOR ADORNO

Wanderley José Deina

Filosofia, Ensino, Educação, Adorno, Arendt

Editorial - v.10 n.24 (2018)

Ricardo Henrique Resende de Andrade; Rafael dos Reis Ferreira

Editorial, Número Especial, Filosofia no Ensino Médio