Revista Portuguesa de Filosofia

A Revista Portuguesa de Filosofia (RPF) foi fundada em 1945 por Domingos Maurício, SJ; Cassiano Abranches, SJ; Severiano Tavares, SJ e Diamantino Martins, SJ. É uma publicação trimestral da Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia.

A RPF, sendo de inspiração cristã, tem por missão a publicação de artigos inéditos de reconhecido mérito, aceitando textos de qualquer horizonte de pensamento, em qualquer área de filosofia, escritos nas principais línguas europeias (português, inglês, francês, alemão, espanhol e italiano). Todos os artigos são revistos inter pares (peers review), mediante o sistema de avaliação anónima (double-blind).

Os artigos publicados na RPF são indexados e referenciados pelas seguintes bases de dados e repertórios bibliográficos: The Philosophers's Index (Ohio, USA); International Philosophical Bibliography / Répertoire Bibliographique de la Philosophie (Louvain, Bélgica); Francis-Bulletin Signalétique (CNRS, INIST - França); Ulrich's International Periodicals Directory (New York, USA); Internationale Bibliographie Geistes und Sozialwissenschaftlicher Zeitschriftenliteratur (IBZ - Alemanha); Dialnet (Logroño, Espanha); JSTOR (Michigan, EUA).

2018, V. 74, N. 4

Book Review - Thomas Aquinas and his Predecessors: the Philosophers and the Church Fathers in his Work

Ricardo Barroso Batista

Book Review - Por uma Sensibilidade além da Essência: Lévinas interpela Platão

Cristiane Pieterzack

Ensembles Practices and Cultural Forms of Life

Dimitar Ginev

cultural forms of life,culture,hermeneutics,o

Esecuzione e interpretazione: la vita dell’opera musicale attraverso il tempo

Enrico Fubini

The Music World in Phoenix: Insights from a Cultural Planning Study where the Lights are Darkest and the Sounds Mute!

The Music World in Phoenix: Insights from a Cultural Planning Study where the Lights are Darkest and the Sounds Mute!

cultural planning,globalization,museums,music

Jani Christou and the Philosophy of Meta-Music

Costis Zouliatis

avant-garde,Christou,Heraclitus,metaphysics,m

A Distinção Gráfico-Linguístico e a Notação Musical

Fabrício Pires Fortes

graphical representation,linguistic represent

Voyagers in Sound: On the Smooth and the Striated in Musical Interpretation and Performance

Caleb Faul

aesthetics,Deleuze,performance,philosophy of

Philosophy of Music: Wittgenstein and Cardew

Magda Polo Pujadas

Cardew,experimental music,picture’s theory,Tr

On Narrativity and Narrative Flavor in Jazz Improvisation

J Tyler Friedman

improvisation,jazz,emotional cadence,narrativ

Beyond Musical Metaphysics: A Philosophical Account of Listening to Music

Paskalina Bourbon

ontology,music,listening,philosophy of music,

Why Does Pure Music Not Have Semantic Content?

Elz? Sigut? Mikalonyt?

conceptualization of music,content of music,,

El Elemento Afectivo en la Música

Sixto J. Castro

music,expression,emotion,mood

Ideas in Music

John Shand

language,music,idea,meaning

Musical Minimalism and the Metaphysics of Time

Nemesio García-Carril Puy

repetition,philosophy of music,artistic value

Empiricism and the Ontology of Jazz

James O. Young

ontology,empiricism,jazz,philosophy of music

Eugenio Trías al Encuentro de Anton Bruckner: Lecturas Fronterizas de la Misa en mi menor (WAB 27)

Juan José Pastor Comín

philosophy of music,aesthetics,Anton Bruckner

Wittgenstein e o Realismo Religioso de Beethoven

Nuno Venturinha

Wittgenstein,religion,music,Beethoven,realism

O Caos como Devir na Experiência Filosófico-musical em Deleuze e Guattari

Ana Rosa Luz

philosophy,music,chaos,ritornello

La Invisibilidad Sonora: Sobre la Narración del Pathos Vital en las Fenomenologías de la Música de Michel Henry y Jean-Luc Marion

Jaime Llorente Cardo

affectivity,donation,Henry,Marion,phenomenolo

A Escuta do Irreversível: Filosofia e Música em Vladimir Jankélévitch

José Manuel Beato

time,expressive-inexpressive,irreversibility,

Expression and Silence: Music and Language in Merleau-Ponty’s Existential Phenomenology

Rhonda Siu

language,music,existential phenomenology,expr

Risonanze della Teoria della Formatività di Luigi Pareyson nell’Estetica Musicale Contemporanea

Risonanze della Teoria della Formatività di Luigi Pareyson nell’Estetica Musicale Contemporanea

ontology,Music,formativity,improvisation,Pare

Considerações a Respeito de Música a partir do Pensamento de Heidegger

Eduardo Augusto G. Gatto

Heidegger,ontology,philosophy of music,poetic

Abbé Dubos e a Reflexão Crítica sobre o Conceito de Imitação em Música

Lia Tomás, Rodrigo Lopes

Abbé Dubos,France,imitation,music

A Imaterialidade do Inefável: Traços Imponderáveis da Percepção Auditiva e da Experiência Musical em Vladimir Jankélévitch

Clovis Salgado Gontijo

atmosphere,auditory perception,charm,Debussy,

La Potenza della Musica: La Questione della Dynamis tra Musica e Filosofia

Pier Alberto Porceddu Cilione

force,ontology,music,dynamics,potentiality

Música e Singularização. Uma Reflexão Prodromal sobre o Problema da Escuta em Música

Mário Santiago de Carvalho

audience,interpretation,listening,uniqueness

On Song, Logos, and the Movement of the Soul: After Plato and Aristotle

Jessica Wiskus

Aristotle,ethos,logos,music,Plato,rhythm,semp

Presentation – Philosophy of Music

Presentation – Philosophy of Music