Sobre uma ontologia do imanente e do transcendente em Edmund Husserl

v. 1 n. 2 (2016) • Revista Primordium

Autor: Marcelo Rosa Vieira

Resumo:

Este artigo destina-se a tratar da questão ontológica em Husserl de acordo com sua concepção sobre a intencionalidade, a imanência e a transcendência. Veremos, portanto, como Husserl estabelece a noção de região ontológica e distingue as duas esferas do ser existentes: consciência e mundo. A partir dessa distinção, será também analisada sua concepção sobre a apoditicidade da região da consciência, na medida em que ela retoma a tese cartesiana de que a subjetividade é um absoluto enquanto o ser do mundo é relativo e contingente.

Abstract:

This article is intended to address the ontological question in Husserl according to his conception of intentionality, immanence and transcendence. We will see, therefore, as Husserl establishes the notion of ontological region and distinguishes the two spheres of theexisting being: consciousness and world. From this distinction, it will also be examined his conception on apodicticity's consciousness region, in so far it retakes the cartesian thesis that subjectivity is an absolute while the world's being is relative and contingent.
 

ISSN: 2526-2106

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/39057

Revista Primordium

ISSN: 2526-2106 Ano de fundação: 2016 Periodicidade Semestral Qualis Capes: B3

A Revista Primordium é um Periódico Eletrônico vinculado ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, que tem como propósito o
incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca de Filosofia e Estudos Clássicos (Grego e Latim), assumindo a tarefa de ser um instrumento de
divulgação do conhecimento científico produzido a partir de pesquisas discentes de programas de graduação e pós-graduação em Filosofia e Estudos Clássicos.

Recebimento de submissões aberto em fluxo contínuo!

** Acesse no N.3 do vol.2, a Entrevista com Prof. Adriano Correia Silva (UFG-GO), presidente da ANPOF (2017-2018).

http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/41192