A estrutura narrativa das Pós-Homéricas de Quinto de Esmirna

v. 2 n. 3 (2017) • Revista Primordium

Autor: Erika Mayara Pasqual

Resumo:

Quinto de Esmirna é um representante da poesia épica do Período Imperial (entre os séculos III e IV d.C.) que compôs um extenso poema intitulado Pós-Homéricas, o qual se incorpora ao legado literário a respeito da história da guerra troiana. Diante disso, o presente artigo pretende apresentar de que modo as Pós-Homéricas estruturam sua narrativa, tendo como principal modelo as obras homéricas, e indagar qual seria a intenção poética de Quinto ao compor sua epopeia, a fim de constituir um texto que difere daqueles que influenciaram na sua composição ao mesmo tempo em que se insere na tradição épica.

Abstract:

uintus Smyrnaeus is a representative of the epic poetry of the Empire Period (between the III and IV centuries A.D.), who composed a long poem entitled Posthomerica, which is part of the literary legacy of the Trojan War myth. Taking this into consideration, this article intends to introduce how the Posthomerica presents its narrative structure, having as main model the works by Homer. In addition, I also intend to inquire what might be Quintus’ poetic intention when composing his epic poem, developing a text that differs from those that influenced its composition and is, at the same time, inserted into epic tradition.

ISSN: 2526-2106

DOI: https://doi.org/10.14393/REPRIM.issn.2526-2106.v2n3a2017-05

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/38550

Revista Primordium

ISSN: 2526-2106 Ano de fundação: 2016 Periodicidade Semestral Qualis Capes: B3

A Revista Primordium é um Periódico Eletrônico vinculado ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, que tem como propósito o
incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca de Filosofia e Estudos Clássicos (Grego e Latim), assumindo a tarefa de ser um instrumento de
divulgação do conhecimento científico produzido a partir de pesquisas discentes de programas de graduação e pós-graduação em Filosofia e Estudos Clássicos.

Recebimento de submissões aberto em fluxo contínuo!

** Acesse no N.3 do vol.2, a Entrevista com Prof. Adriano Correia Silva (UFG-GO), presidente da ANPOF (2017-2018).

http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/41192