Maquiavel e a importância da fortuna no agir político

v. 2 n. 4 (2017) • Revista Primordium

Autor: Everton Aparecido Moreira de Souza

Resumo:

Este artigo tem o propósito de analisar qual é o lugar da fortuna no pensamento político de Nicolau Maquiavel. Veremos como é fundamental àquele que aspira a vida política, sob o prisma maquiavélico, não só ter a virtù (capacidade de ação), mas também saber trabalhar com os momentos, circunstâncias e contingências, isto é, a fortuna. Conjugar, então, virtù e fortuna é a chave para o êxito político.   

Abstract:

 This article aims to analyze the place of fortune in Nicolau Machiavelli's political thinking. We will see how fundamental it is to those who aspire to political life, under the Machiavellian prism, not only to have the virtù (capacity for action), but also to know how to work with moments, circumstances and contingencies, that is, fortune. Then, conjugation of virtù and fortune is the key to political success.

ISSN: 2526-2106

DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REPRIM.issn.2526-2106.v2n4a2017-02

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/40434

Revista Primordium

ISSN: 2526-2106 Ano de fundação: 2016 Periodicidade Semestral Qualis Capes: B3

A Revista Primordium é um Periódico Eletrônico vinculado ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, que tem como propósito o
incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca de Filosofia e Estudos Clássicos (Grego e Latim), assumindo a tarefa de ser um instrumento de
divulgação do conhecimento científico produzido a partir de pesquisas discentes de programas de graduação e pós-graduação em Filosofia e Estudos Clássicos.

Recebimento de submissões aberto em fluxo contínuo!

** Acesse no N.3 do vol.2, a Entrevista com Prof. Adriano Correia Silva (UFG-GO), presidente da ANPOF (2017-2018).

http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/41192