Sobre o espaço: noções gerais a partir de Aristóteles e Henry More

v. 2 n. 4 (2017) • Revista Primordium

Autor: Wagner Lafaiete Oliveira Júnior e Danilo Borges Medeiros

Resumo:

O presente artigo visa apresentar uma exposição crítica a respeito das noções de Espaço fundamentadas a partir da relação estabelecida entre o pensamento de Aristóteles e Henry More. Tal relação buscará, além de pontuar criticamente a exposição de cada um dos pensadores, uma análise crítica acerca destas duas distintas compreensões que se mostram fundamentais para a construção de uma teoria do conhecimento. Em um primeiro momento será discutido conceitos fundamentais que estruturam a noção de espaço enquanto uma teoria do lugar em Aristóteles, para, então, contrapor com o pensamento de More e sua noção de mundo indeterminado e infinito.

Abstract:

The present article aims to present a critical exposition about the notions of Space based on the relation established between the thought of Aristotle and Henry More. Such a relationship will seek, in addition to critically scoring the exposure of each of the thinkers, a critical analysis about these two distinct understandings that are fundamental for the construction of a theory of knowledge. In a first moment we will discuss fundamental concepts that structure the notion of space as a theory of place in Aristotle to then counter with the thought of More and his notion of indeterminate and infinite world.

ISSN: 2526-2106

DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REPRIM.issn.2526-2106.v2n4a2017-05

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/40433

Revista Primordium

ISSN: 2526-2106 Ano de fundação: 2016 Periodicidade Semestral Qualis Capes: B3

A Revista Primordium é um Periódico Eletrônico vinculado ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, que tem como propósito o
incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca de Filosofia e Estudos Clássicos (Grego e Latim), assumindo a tarefa de ser um instrumento de
divulgação do conhecimento científico produzido a partir de pesquisas discentes de programas de graduação e pós-graduação em Filosofia e Estudos Clássicos.

Recebimento de submissões aberto em fluxo contínuo!

** Acesse no N.3 do vol.2, a Entrevista com Prof. Adriano Correia Silva (UFG-GO), presidente da ANPOF (2017-2018).

http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/41192