Aristóteles: educação moral e a formação do caráter

v. 3 n. 5 (2018) • Revista Primordium

Autor: Rosane Viola Siquieroli

Resumo:

O presente artigo se propõe a apresentar uma visão a respeito das noções aristotélicas sobre a aquisição das virtudes morais e ainda estabelecer uma relação com a educação do caráter. Aristóteles atribui à habituação o papel de cultivar na alma humana a motivação para a ação correta. Num primeiro momento será discutido o papel das virtudes e em seguida será feita uma exposição sobre o método aristotélico de aquisição da virtude moral; tendo como resultado a criação e o desenvolvimento da virtude do caráter.

Abstract:

This article proposes to present a vision about the Aristotelian notions about the acquisition of the moral virtues and also to establish a relation with the education of the character. Aristotle attributes to habituation the role of cultivating in the human soul the motivation for right action. In a first moment the role of the virtues will be discussed and then an exposition will be made on the Aristotelian method of acquisition of the moral virtue and as a consequence the creation and the development of the virtue of the character and the virtuous agent.

ISSN: 2526-2106

DOI: https://doi.org/10.14393/REPRIM-v3n5a2018-45956

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/45956

Revista Primordium

ISSN: 2526-2106 Ano de fundação: 2016 Periodicidade Semestral Qualis Capes: B3

A Revista Primordium é um Periódico Eletrônico vinculado ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, que tem como propósito o
incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca de Filosofia e Estudos Clássicos (Grego e Latim), assumindo a tarefa de ser um instrumento de
divulgação do conhecimento científico produzido a partir de pesquisas discentes de programas de graduação e pós-graduação em Filosofia e Estudos Clássicos.

Recebimento de submissões aberto em fluxo contínuo!

** Acesse no N.3 do vol.2, a Entrevista com Prof. Adriano Correia Silva (UFG-GO), presidente da ANPOF (2017-2018).

http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/41192