Internalidade e infalibilidade do Intelecto no tratado V.5 das Enéadas de Plotino

v. 3 n. 6 (2018) • Revista Primordium

Autor: Robert Brenner Barreto da Silva

Resumo:

O intento desse breve estudo é argumentar em favor da necessidade de que as Ideias sejam internas ao Intelecto para que se assegure a possibilidade de um empreendimento ontoepistemológico. A infalibilidade é o pressuposto e a meta para poder articular conhecimento e realidade, enquanto que a internalidade é o dispositivo teórico responsável por estabelecer esse amálgama. Através de uma análise pontual dos dois primeiros capítulos do tratado V.5, espera-se fundamentar a imprescindibilidade desses recursos para a ontoepistemologia na perspectiva de Plotino.

Abstract:

The aim of this short study is to argue in favor of the necessity that Ideas be intern to Intellect in order to ensure the possibility of an ontoepistemological enterprise. The infallibility is the presupposition and the goal to the articulation between knowledge and reality, while internality is the theoretical device responsible to that amalgam. Through a punctual analysis of the first two chapters from V.5 treatise, it hopes to sustain the indispensability of these resources to the ontoepistemology according to the Plotinus understanding.

ISSN: 2526-2106

DOI: https://doi.org/10.14393/REPRIM-v3n6a2018-47192

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/47192

Revista Primordium

ISSN: 2526-2106 Ano de fundação: 2016 Periodicidade Semestral Qualis Capes: B3

A Revista Primordium é um Periódico Eletrônico vinculado ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, que tem como propósito o
incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca de Filosofia e Estudos Clássicos (Grego e Latim), assumindo a tarefa de ser um instrumento de
divulgação do conhecimento científico produzido a partir de pesquisas discentes de programas de graduação e pós-graduação em Filosofia e Estudos Clássicos.

Recebimento de submissões aberto em fluxo contínuo!

** Acesse no N.3 do vol.2, a Entrevista com Prof. Adriano Correia Silva (UFG-GO), presidente da ANPOF (2017-2018).

http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/41192