Há ética em Nietzsche?

v. 4 n. 7 (2019) • Revista Primordium

Autor: Francisco Alvarenga

Resumo:

A proposta deste artigo é buscar responder à seguinte questão: há ética no pensamento filosófico de Nietzsche? Em seu pensamento, o homem passa a se encontrar além dos limites éticos e morais pelos quais esteve aprisionado. Assim, se há ética no pensamento de Nietzsche, ela deve ser compreendida como um processo necessariamente libertador daquilo que torna pequena a vida.

Abstract:

The purpose of this article is to answer the following question: Is there ethic in Nietzsche's philosophical thinking? In his thinking, man begins to find himself beyond the ethical and moral limits by which he was imprisoned. Thus, if there is ethic in Nietzsche's thought, it must be understood as a necessarily liberating process of what makes life small.

ISSN: 2526-2106

DOI: https://doi.org/10.14393/REPRIM-v4n7a2019-48874

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/48874

Revista Primordium

ISSN: 2526-2106 Ano de fundação: 2016 Periodicidade Semestral Qualis Capes: B3

A Revista Primordium é um Periódico Eletrônico vinculado ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, que tem como propósito o
incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca de Filosofia e Estudos Clássicos (Grego e Latim), assumindo a tarefa de ser um instrumento de
divulgação do conhecimento científico produzido a partir de pesquisas discentes de programas de graduação e pós-graduação em Filosofia e Estudos Clássicos.

Recebimento de submissões aberto em fluxo contínuo!

** Acesse no N.3 do vol.2, a Entrevista com Prof. Adriano Correia Silva (UFG-GO), presidente da ANPOF (2017-2018).

http://www.seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/41192