Reconhecimento e intersubjetividade em Hegel e sua crítica a Fichte

Sofia v. 3, n. 1 (2014) • Revista Sofia - UFES

Autor: Adriano Bueno Kurle

Resumo:

O objetivo deste trabalho é esclarecer o capítulo quatro da Fenomenologia do Espírito, de Hegel, buscando mostrar a influência da crítica à Fichte. Na primeira parte vamos abordar o básico da concepção fichteana de ego, e o surgimento dos conceitos de Aufforderung (exigência) e Anerkennung (reconhecimento). A segunda parte deverá esclarecer como a obra Fenomenologia do Espírito deve ser interpretada, salientando nesta descrição a diferença entre a consciência que experimenta a sua própria vivência (atitude natural) e o filósofo que de fora observa e descreve esses eventos tendo em mente os conceitos lógicos e a teleologia da manifestação da razão (Espírito) no mundo através da mediação dialética. Na terceira e última parte buscaremos concretizar uma leitura da passagem da consciência-de-si até a relação de dependência e independência, ou senhor-escravo.

Texto Completo: http://periodicos.ufes.br/sofia/article/view/8097

Revista Sofia - UFES

Foco e Escopo

Revista Sofia (ISSN: 2317-2339), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo, publica artigos inéditos, traduções e resenhas na área de Filosofia, de autoria de professores e pesquisadores doutorandos ou com títulos de mestre ou doutor. Desta forma, visa contribuir para o debate na comunidade filosófica nacional e internacional. A publicação tem periodicidade semestral, com números previstos para os meses de julho e dezembro. O material inclui dossiês temáticos, artigos de fluxo contínuo e resenhas. Serão aceitos trabalhos originais em línguas portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, italiana ou alemã.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista segue o sistema de double blind review, ou seja, de dois pareceristas anônimos para analisar cada artigo, resenha ou tradução propostos. No caso de pareceres com resultados contraditórios, a submissão será encaminhada a um terceiro parecerista anônimo.

Previamente, os originais são encaminhados ao Conselho Editorial da revista, que poderá recusar a submissão caso ela não atenda ao Foco e Escopo da publicação.

Os pareceres são emitidos por especialistas com titulação de doutor na área do trabalho submetido e que fazem parte do corpo de avaliadores; caso o especialista na temática em questão não conste de nosso sistema de avaliadores, a revista solicitará parecer ad hoc.

As recomendações dos pareceres são de "aceitação", "recusa" ou "aceitação mediante revisões", justificados mediante quesitos objetivos e qualitativos presente em nosso formulário de avaliação.

É atribuição do Conselho Editorial acatar ou não as recomendações dos pareceristas e encaminhar eventuais pedidos de reformulação aos autores e autoras.

No caso de rejeição da proposta, os editores emitirão a justificativa e, em caso de aceitação condicionada a revisões, o(a) autor(a) receberá as recomendações e um prazo para atender às solicitações do Conselho Editorial.

O Editor-gerente responderá aos autores e autoras eventuais dúvidas sobre o processo de submissão, em quaisquer de suas etapas.

Periodicidade

Revista Sofia tem publicação bianual, com lançamento de dois volumes correspondentes aos dois semestres.

Os prazos para envio de trabalhos para os dossiês são divulgados na seção Notícias e em veículos de comunicação apropriados. Para as demais contribuições, artigos de fluxo contínuo, resenhas e traduções, a submissão pode ser feita em qualquer período do ano.

Política de Acesso Livre

Sofia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Além disso, permite a cópia, distribuição, download e uso para fins não comerciais de todo seu material publicado.

Todos os trabalhos são publicados sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.

A política de publicação, armazenamento e indexação dos artigos em repositórios nacionais e internacionais serão realizados nas seguintes condições:

1. O(a)s autore(a)s concedem à revista do direito de publicar seus trabalhos inéditos, licenciados em Creative Commons,

2. O(a)s autore(a)s autorizam o armazenamento do pós-print, ou seja, a versão do artigo efetivamente publicado, em formato PDF; o armazenamento de repositórios é feito logo após a publicação.

3. É permitido aos autore(a)s a distribuição e publicação de seus trabalhos (em sites, repositórios ou na forma de capítulos de livros) com o devido reconhecimento da Revista Sofia como sua publicação original.

REVISTA SOFIA

Revista Sofia é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo, de periodicidade semestral, em atividade contínua desde 2012. A revista publica textos inéditos de pesquisadores nacionais e estrangeiros, de modo a contribuir com o debate na comunidade filosófica.

 

Qualis CAPES – B1

Área: Filosofia

Quadriênio: 2013-2016

Termos de isenção para autore(a)s

Revista Sofia não cobra nenhuma taxa do(a)s autore(a)s por trabalhos submetidos à avaliação e, eventualmente, publicados, bem como pela sua distribuição ou download por terceiros.

Histórico do periódico

Sofia é uma publicação eletrônica iniciada em 2012 e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo. É uma continuidade da revista impressa Sofia, publicada desde 1995 pelo Departamento de Filosofia da Universidade do Espírito Santo. De caráter acadêmico, propõe-se a publicar dossiês temáticos, artigos, traduções e resenhas de pesquisadores da área de Filosofia.