Genealogia epistêmica e normas de credibilidade
Sofia v. 7, n. 1 (2018) Dossiê Epistemologia • Revista Sofia - UFES
Autor: Breno Ricardo Guimarães Santos
Resumo:
Neste ensaio, eu apresento duas maneiras de conceber uma explicação genealógica do conceito de conhecimento. A primeira delas através da hipótese do estado epistêmico de natureza elaborada por Edward Craig, na qual conhecimento é compreendido como um conceito evoluído a partir do conceito de bom informante. Depois de considerar o projeto de Craig, eu traço um paralelo entre essa abordagem e a explicação valorativa de Miranda Fricker sobre o mesmo conceito. Em seguida, eu apresento e discuto o desenvolvimento social que Fricker oferece à genealogia de Craig, onde ela sugere que as noções de bom informante e de conhecimento são necessariamente dependentes do estabelecimento de uma norma de credibilidade, e que esta norma deve ser vista como inerentemente política. Por fim, defendo uma ilustração a partir do trabalho de Kristie Dotson de como ambas as abordagens genealógicas poderiam explicar e oferecer soluções para falhas na normatividade de nossos sistemas epistêmicos.
Texto Completo: http://periodicos.ufes.br/sofia/article/view/19387
Revista Sofia - UFES
Foco e Escopo
A Revista Sofia (ISSN: 2317-2339), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo, publica artigos inéditos, traduções e resenhas na área de Filosofia, de autoria de professores e pesquisadores doutorandos ou com títulos de mestre ou doutor. Desta forma, visa contribuir para o debate na comunidade filosófica nacional e internacional. A publicação tem periodicidade semestral, com números previstos para os meses de julho e dezembro. O material inclui dossiês temáticos, artigos de fluxo contínuo e resenhas. Serão aceitos trabalhos originais em línguas portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, italiana ou alemã.
Processo de Avaliação pelos Pares
A revista segue o sistema de double blind review, ou seja, de dois pareceristas anônimos para analisar cada artigo, resenha ou tradução propostos. No caso de pareceres com resultados contraditórios, a submissão será encaminhada a um terceiro parecerista anônimo.
Previamente, os originais são encaminhados ao Conselho Editorial da revista, que poderá recusar a submissão caso ela não atenda ao Foco e Escopo da publicação.
Os pareceres são emitidos por especialistas com titulação de doutor na área do trabalho submetido e que fazem parte do corpo de avaliadores; caso o especialista na temática em questão não conste de nosso sistema de avaliadores, a revista solicitará parecer ad hoc.
As recomendações dos pareceres são de "aceitação", "recusa" ou "aceitação mediante revisões", justificados mediante quesitos objetivos e qualitativos presente em nosso formulário de avaliação.
É atribuição do Conselho Editorial acatar ou não as recomendações dos pareceristas e encaminhar eventuais pedidos de reformulação aos autores e autoras.
No caso de rejeição da proposta, os editores emitirão a justificativa e, em caso de aceitação condicionada a revisões, o(a) autor(a) receberá as recomendações e um prazo para atender às solicitações do Conselho Editorial.
O Editor-gerente responderá aos autores e autoras eventuais dúvidas sobre o processo de submissão, em quaisquer de suas etapas.
Periodicidade
A Revista Sofia tem publicação bianual, com lançamento de dois volumes correspondentes aos dois semestres.
Os prazos para envio de trabalhos para os dossiês são divulgados na seção Notícias e em veículos de comunicação apropriados. Para as demais contribuições, artigos de fluxo contínuo, resenhas e traduções, a submissão pode ser feita em qualquer período do ano.
Política de Acesso Livre
A Sofia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Além disso, permite a cópia, distribuição, download e uso para fins não comerciais de todo seu material publicado.
Todos os trabalhos são publicados sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
A política de publicação, armazenamento e indexação dos artigos em repositórios nacionais e internacionais serão realizados nas seguintes condições:
1. O(a)s autore(a)s concedem à revista do direito de publicar seus trabalhos inéditos, licenciados em Creative Commons,
2. O(a)s autore(a)s autorizam o armazenamento do pós-print, ou seja, a versão do artigo efetivamente publicado, em formato PDF; o armazenamento de repositórios é feito logo após a publicação.
3. É permitido aos autore(a)s a distribuição e publicação de seus trabalhos (em sites, repositórios ou na forma de capítulos de livros) com o devido reconhecimento da Revista Sofia como sua publicação original.
REVISTA SOFIA
A Revista Sofia é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo, de periodicidade semestral, em atividade contínua desde 2012. A revista publica textos inéditos de pesquisadores nacionais e estrangeiros, de modo a contribuir com o debate na comunidade filosófica.
Qualis CAPES – B1
Área: Filosofia
Quadriênio: 2013-2016
Termos de isenção para autore(a)s
A Revista Sofia não cobra nenhuma taxa do(a)s autore(a)s por trabalhos submetidos à avaliação e, eventualmente, publicados, bem como pela sua distribuição ou download por terceiros.
Histórico do periódico
Sofia é uma publicação eletrônica iniciada em 2012 e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo. É uma continuidade da revista impressa Sofia, publicada desde 1995 pelo Departamento de Filosofia da Universidade do Espírito Santo. De caráter acadêmico, propõe-se a publicar dossiês temáticos, artigos, traduções e resenhas de pesquisadores da área de Filosofia.