Caminhos do conhecimento comercial: formas e conseqüências da sinergia universidade-empresa nas incubadoras tecnológicas

Vol. 4, No. 3 • Scientiae Studia

Autor: Terry Shin; Erwan Lamy

Resumo:

Este artigo examina os caminhos da aprendizagem comercial, em um ambiente que é visto como multirreferencial e pluralista. A categoria dos cientistas-empreendedores, ricamente informativa, constitui nosso terreno de pesquisa. Tal grupo representa o ápice de uma forte interação entre a ciência e a empresa. Dados de um questionário escrito e entrevistas orais extensivas com 41 pessoas, oriundos de quatro microestudos sobre laboratórios-empresa constituem a base de nossa descrição e de nossas conclusões. Emergem três caminhos para o conhecimento comercial – um associado ao grupo denominado "acadêmicos", outro associado a um conjunto apelidado de "pioneiros" e um terceiro ligado a um grupo batizado de "janus". Esses grupos divergem com referência a quatro fatores: graus de sinergia universidadeempresa, graus de tensão universidade-negócio; graus de autonomia relativa do campo científico; presença de um modo particular de coordenação universidade-empresa. Especulamos que certos caminhos se mostram mais estáveis e efetivos do que outros na geração e difusão do conhecimento comercial. Nossa descoberta de múltiplos caminhos dentro do processo de conhecimento comercial, ocorrendo num ambiente multirreferencial e pluralístico, desafia a mensagem da contextualização radical da ciência no modo 2, que propõe uma significativa diminuição das fronteiras entre a ciência, a indústria e a sociedade, ou mesmo a aniquilação das ditas fronteiras e diferenciações.

Abstract:

This article examines paths of commercial learning, where the environment is perceived as multi referent and pluralistic. The informationally rich category of scientist-entrepreneurs constitutes our research terrain. This group represents the acme of strong science and enterprise interaction. Data from a written questionnaire and extensive oral interviews of 41 people and information from four laboratory-enterprise micro-studies, form the base of our description and conclusions. Three paths of commercial knowledge emerge – one associated with a group labeled "academics", another connected to an ensemble dubbed "pioneers" and still another path linked to a cohort christened "janus". These groups diverge in terms of four factors: degrees of university-enterprise synergy; degrees of university-business tension; degrees of relative autonomy of the scientific field; the presence of a particular mode of university-enterprise coordination. We speculate that certain paths prove more stable and effective than others in the generation and diffusion of commercial knowledge. Our discovery of multiple paths within the commercial knowledge process, occurring in a multi referent, pluralistic environment, challenges the radical contextualization of science mode 2 message which purports a significant lowering of the boundaries between science and industry and society, or even the demise of said differentiations and boundaries.

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-31662006000300008

Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662006000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Palavras-Chave: Commercial knowledge,Multi referent,Pluralist

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