O PRINCÍPIO DA CAUSA DA CRIAÇÃO APLICADO À TEORIA DAS IDEIAS DE DESCARTES
Síntese - Revista de Filosofia v.48, n.152 • Síntese - Revista de Filosofia
Autor: Louis de Freitas Blanchet
Resumo:
A interpreta?ao apresentada nesse artigo defende que ideias que tem como conteudo a no?ao de extensao, mesmo as mais abstratas, nao podem existir no pensamento puro sem a participa?ao da substancia extensa. Elas dependem da uniao com o corpo. A dimensao ontol6gica da teoria das ideias de Descartes e central para a compreensao desse artigo. Essa teoria esta presente na prova da existencia de Deus da Terceira Meditação.Segundo essa prova, todas as ideias tem uma causa que as faz existir enquanto ideias. A análise dos criterios que permitem propor que uma determinada coisa e a causa da existência de uma ideia permitirá decidir se ideias cujo conteúdo envolve a extensão podem ser causadas pelo pensamento puro. Segundo a presente interpretacao, um dos critérios indispensáveis para a determinacão da causa da existência das ideias é o da igualdade de natureza entre a causa e o efeito. Se o critério de igualdade de natureza estiver presente no sistema filosófico cartesiano, as ideias que envolvem alguma noção de corpo, sejam sensações, ideias geométricas ou mesmo a noção de extensão, dependerão do concurso da substância extensa para que sua existência seja causada.
Abstract:
The interpretation presented in this article argues that any ideas which content is the notion of extension, even the most abstract one, cannot exist in pure mind. They depend on the union between body and mind. In the Carte- sian theory of idea, the ontological aspect is central to this understanding. This theory is presented in Descartes' Third Meditation proof of God's existence. According to that proof, all ideas have a cause that makes them exist as ideas. The analysis of the criteria that allows to decide if one thing is the cause of the existence of an idea will make clear what kind of ideas can be created by pure thought or need the body to exist. We will argue that the cause must have the same ontological nature as the effect. If this holds true for the Cartesian system, the ideas whose content is linked to the extended substance, such as sensations, geometrical ideas or even the general idea of extension, will need the concurrence of the extended substance to exist.
ISSN: 2173-8379
DOI: 10.20911/21769389v48n152p625/2021
Texto Completo: http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/4443/4727
Palavras-Chave: Causalidade. Ideia. Extensão. Realidade. Ontologia.