A Analogia entre cidade e alma na República de Platão: uma discussão com Leo Straus

v. 2, n. 1 (2010) • Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Autor: Guilherme Domingues da Motta

Resumo:

Em City and Man, Leo Strauss incide em um grave erro de interpretação da República, de Platão, cuja raiz é uma compreensão equivocada da analogia entre cidade e alma presente na obra. O que a análise do texto de Strauss mostra é que, ao conferir um caráter demasiadamente estrito à analogia, acaba por adotar uma concepção sobre a classe dos artesãos presente na cidade construída com o lógos na República que é, no mínimo, injusta. Strauss nomeia os indivíduos pertencentes à essa classe como “money-makers” e os caracteriza como incapazes de ter as virtudes cívicas fundamentais. A retificação da interpretação de Strauss depende, fundamentalmente, da consideração do papel da educação pela mousiké e pela gymnastiké apresentadas na República e da intenção do autor, Platão, de que seja estendida a todas as classes. Só tal extensão pode resolver os aparentes impasses presentes na obra, os quais levam Strauss a se desviar de sua correta interpretação.

Texto Completo: http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/49

Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Synesis, revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis, é um veículo eletrônico de divulgação da pesquisa e da produção acadêmica e científica na área da filosofia, com publicação semestral.

As diretrizes editoriais da Synesis seguem o padrão do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), estabelecido pelo IBICT a partir da plataforma Open Journal System (OJS), desenvolvida pelo Public Knowledge Project da Columbia University.

A partir de 2017, a Synesis publicará somente artigos inéditos de autores com doutorado ou em doutoramento, que submetem suas contribuições eletronicamente e aceitam as diretrizes da revista quanto à avaliação das contribuições por dois pareceristas às cegas (double blind peer-review), conforme explicitado na seção "Processo de Avaliação Pelos Pares". Os artigos dos demais autores só serão avaliados se forem em co-autoria com doutores.

Este periódico não cobra taxas para receber, avaliar ou publicar os documentos (artigos, traduções, etc.) submetidos à apreciação do seu Conselho Editorial.