Pode a ontologia heideggeriana servir de índice de finitude para o divino?
v. 3, n. 2 (2011) • Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis
Autor: Daniel da Silva Toledo
Resumo:
Nossa proposta repousa basicamente na tentativa de indicar uma determinada relação de compreensão entre o mortal e a divindade a partir da inserção dessa relação no horizonte da ontologia de Martin Heidegger. Tentaremos com isso indicar um meio de compreensão através do qual o ser finito que nós mesmos somos possa pensar a divindade a partir desse nosso próprio caráter de finitude. Inserindo a divindade no mesmo horizonte de compreensão histórico-temporal do ser-no-mundo que é sempre ser-para-a-morte, buscaremos apontar uma determinada maneira de pensar os deuses em sua essencial possibilidade de ausência. Divinos e mortais serão colocados em jogo a partir da dinâmica de recusa essencialmente constitutiva do ser. Com essa tentativa de mostrar em que medida a concepção heideggeriana do divino, que em sua essência fugidia se recolhe na dimensão de velamento do ser, é devedora do horizonte de finitude de nosso ser-no-mundo, acreditamos, por fim, poder contribuir também para um maior estreitamento do vínculo de sentido entre o evento da morte de Deus e a precariedade do mortal reportado ao abismo do ser e direcionado para a proposta de superação da metafísica.
Texto Completo: http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/158
Palavras-Chave: Heidegger,Deus
Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis
Synesis, revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis, é um veículo eletrônico de divulgação da pesquisa e da produção acadêmica e científica na área da filosofia, com publicação semestral.
As diretrizes editoriais da Synesis seguem o padrão do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), estabelecido pelo IBICT a partir da plataforma Open Journal System (OJS), desenvolvida pelo Public Knowledge Project da Columbia University.
A partir de 2017, a Synesis publicará somente artigos inéditos de autores com doutorado ou em doutoramento, que submetem suas contribuições eletronicamente e aceitam as diretrizes da revista quanto à avaliação das contribuições por dois pareceristas às cegas (double blind peer-review), conforme explicitado na seção "Processo de Avaliação Pelos Pares". Os artigos dos demais autores só serão avaliados se forem em co-autoria com doutores.
Este periódico não cobra taxas para receber, avaliar ou publicar os documentos (artigos, traduções, etc.) submetidos à apreciação do seu Conselho Editorial.