Teologia, política e história. Por uma interpretação da tese vi "sobre o conceito de história"

v. 4, n. 1 (2012) • Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Autor: Gustavo Racy

Resumo:

As Teses Sobre o Conceito de História, de Walter Benjamin, compõem um dos textos mais enigmáticos e comentados até hoje. Escrito durante a tentativa de fuga de Benjamin da França para a Espanha e sob a sombra do pacto de não agressão entre URSS e Alemanha (Molotov-Ribbentrop), as teses receberam inúmeras interpretações vindas de diversas expressões intelectuais. Ainda hoje, as Teses apresentam-se como um dos textos mais utilizados por diversas áreas do pensamento, pois nelas estão contidos elementos relativos às mais diversas áreas das Humanidades: História, Política, Cultura, Religião, Filosofia, são todos temas presentes, seja como inspiração seja como objeto, no último texto escrito pelo pensador alemão. Isto fica claro tomando como referência uma das teses centrais do texto, a sexta, sobre a qual esboçaremos aqui uma análise na tentativa de apresentar e articular os diversos temas utilizados por Benjamin para pensar uma nova concepção de História.

Texto Completo: http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/134

Palavras-Chave: Benjamin,História,Tradição

Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Synesis, revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis, é um veículo eletrônico de divulgação da pesquisa e da produção acadêmica e científica na área da filosofia, com publicação semestral.

As diretrizes editoriais da Synesis seguem o padrão do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), estabelecido pelo IBICT a partir da plataforma Open Journal System (OJS), desenvolvida pelo Public Knowledge Project da Columbia University.

A partir de 2017, a Synesis publicará somente artigos inéditos de autores com doutorado ou em doutoramento, que submetem suas contribuições eletronicamente e aceitam as diretrizes da revista quanto à avaliação das contribuições por dois pareceristas às cegas (double blind peer-review), conforme explicitado na seção "Processo de Avaliação Pelos Pares". Os artigos dos demais autores só serão avaliados se forem em co-autoria com doutores.

Este periódico não cobra taxas para receber, avaliar ou publicar os documentos (artigos, traduções, etc.) submetidos à apreciação do seu Conselho Editorial.