Naturalismo semântico: uso e aceitação

v. 4, n. 1 (2012) • Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Autor: Juliano Santos do Carmo

Resumo:

Este artigo tem por objetivo geral destacar alguns aspectos fundamentais para o entendimento adequado de uma teoria do significado centrada na noção de “uso”. A investigação recente tem mostrado avanços consideráveis neste sentido, e uma das tarefas deste trabalho é, assim, evidenciar ao menos uma destas importantes contribuições. A teoria do significado de Paul Horwich tem se mostrado bastante eficaz tanto no sentido de elencar as dificuldades das considerações a respeito da determinação do significado através do uso, proposta por Wittgenstein nas Investigações Filosóficas(1953), como também no sentido de oferecer soluções às objeções recorrentes que aquelas considerações enfrentam. Este trabalho tem por objetivo específico, portanto, apresentar algumas vantagens oferecidas pela abordagem de Horwich em se tratando da atribuição legítima de significado às expressões da linguagem.

Texto Completo: http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/202

Palavras-Chave: Significado,Uso,Horwich

Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Synesis, revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis, é um veículo eletrônico de divulgação da pesquisa e da produção acadêmica e científica na área da filosofia, com publicação semestral.

As diretrizes editoriais da Synesis seguem o padrão do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), estabelecido pelo IBICT a partir da plataforma Open Journal System (OJS), desenvolvida pelo Public Knowledge Project da Columbia University.

A partir de 2017, a Synesis publicará somente artigos inéditos de autores com doutorado ou em doutoramento, que submetem suas contribuições eletronicamente e aceitam as diretrizes da revista quanto à avaliação das contribuições por dois pareceristas às cegas (double blind peer-review), conforme explicitado na seção "Processo de Avaliação Pelos Pares". Os artigos dos demais autores só serão avaliados se forem em co-autoria com doutores.

Este periódico não cobra taxas para receber, avaliar ou publicar os documentos (artigos, traduções, etc.) submetidos à apreciação do seu Conselho Editorial.