A crítica de Nicolau de Autrécourt (ca.1300-1369) ao princípio de causalidade

v. 10, n. 1 (2018) • Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Autor: Jeferson da Costa Valadares

Resumo:

Este artigo tem como tarefa apresentar e reconstruir a crítica de Nicolau de Autrécourt (ca. 1300-1369) ao princípio de causalidade. Em linhas gerais, consiste sua crítica em mostrar que não pode haver demonstração (non potest evidenter ostendi), portanto, conhecimento certo (nullus scit evidenter), da relação entre causa e efeito. Em outras palavras, não podemos demonstrar que uma coisa é causa de uma outra. Logo, não se pode ter um conhecimento evidente da causalidade. Se possuímos algum conhecimento desta relação, o temos por ser ele o resultado do hábito conjectural (habitus conjecturativus), i.e., a faculdade mediante a qual nos é possível associar um resultado a uma ideia. O que temos, na verdade, nada mais é do que um conhecimento provável (probabilis) de tal relação e das proposições da ciência (scientia).

Texto Completo: http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1405

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