Ética e Política em MacIntyre: um ethos transdisciplinar

v. 10, n. 2 (2018) • Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Autor: Aléssio da Rosa

Resumo:

O presente artigo tem por objeto aferir a plausibilidade da ética das virtudes, recontextualizadas por MacIntyre, como um paradigma de referência para a política contemporânea. Argumentamos em favor de uma ética e política interdependentes que possa ser uma alternativa efetiva para a superação do individualismo hedonista/consumista contemporâneo. Uma nova política, que possa fazer frente aos lobbys e interesses da atual classe política e seus representados, em detrimento ao bem-estar da coletividade, em sintonia com uma ética que contemple a natureza e o ser humano em harmonia com os demais seres vivos. Para o filósofo escocês, ética e política não são duas situações estanques ou excludentes, mas ao contrário, são dois movimentos interdependentes. Para além de duas disciplinas diferentes, ainda que possam ter pautas diversas, traduzem um ethos que se manifesta transdisciplinarmente.

Para realizarmos tal reflexão, apresentamos as bases principais da ética das virtudes e a concepção política pensadas e atualizadas por MacIntyre.

Texto Completo: http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1576

Palavras-Chave: MacIntyre ,Ética das Virtudes,Política, Int

Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Synesis, revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis, é um veículo eletrônico de divulgação da pesquisa e da produção acadêmica e científica na área da filosofia, com publicação semestral.

As diretrizes editoriais da Synesis seguem o padrão do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), estabelecido pelo IBICT a partir da plataforma Open Journal System (OJS), desenvolvida pelo Public Knowledge Project da Columbia University.

A partir de 2017, a Synesis publicará somente artigos inéditos de autores com doutorado ou em doutoramento, que submetem suas contribuições eletronicamente e aceitam as diretrizes da revista quanto à avaliação das contribuições por dois pareceristas às cegas (double blind peer-review), conforme explicitado na seção "Processo de Avaliação Pelos Pares". Os artigos dos demais autores só serão avaliados se forem em co-autoria com doutores.

Este periódico não cobra taxas para receber, avaliar ou publicar os documentos (artigos, traduções, etc.) submetidos à apreciação do seu Conselho Editorial.