A dimensão noética na política: contribuições da logoterapia para o resgate da dignidade na arte de governar

v. 10, n. 2 (2018) • Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Autor: Jorge Penedo, Luís Antônio Monteiro Campos, Cléia Zanatta Davico

Resumo:

A atividade política desempenha um papel fundamental na organização da sociedade e na qualidade de vida de seus membros. Bem desempenhada, favorecerá o desenvolvimento integral do potencial de seus indivíduos e organizações, proporcionando saúde, harmonia, realizações criativas e prosperidade, inspirando bem-estar e felicidade humana, em seu círculo social. Conduzida de forma distorcida, será impedimento ao desenvolvimento individual e coletivo, contribuindo para a decepção geral de um povo, sua frustração, desperdício de talentos, empobrecimento, enfermidades e o sofrimento de sua população. Dada a relevância da atividade política, este artigo pretende destacar as valiosas contribuições que a logoterapia, a psicologia do sentido da vida desenvolvida pelo neurologista e psiquiatra austríaco Viktor Frankl, pode trazer no sentido de fortalecer valores e virtudes do governante, de modo que o exercício de sua política possa ser realizado de acordo com os interesses e necessidades das pessoas a quem ele assumiu a responsabilidade de servir.

Texto Completo: http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1586

Palavras-Chave: Logoterapia,Política, Governo,Noética

Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Synesis, revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis, é um veículo eletrônico de divulgação da pesquisa e da produção acadêmica e científica na área da filosofia, com publicação semestral.

As diretrizes editoriais da Synesis seguem o padrão do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), estabelecido pelo IBICT a partir da plataforma Open Journal System (OJS), desenvolvida pelo Public Knowledge Project da Columbia University.

A partir de 2017, a Synesis publicará somente artigos inéditos de autores com doutorado ou em doutoramento, que submetem suas contribuições eletronicamente e aceitam as diretrizes da revista quanto à avaliação das contribuições por dois pareceristas às cegas (double blind peer-review), conforme explicitado na seção "Processo de Avaliação Pelos Pares". Os artigos dos demais autores só serão avaliados se forem em co-autoria com doutores.

Este periódico não cobra taxas para receber, avaliar ou publicar os documentos (artigos, traduções, etc.) submetidos à apreciação do seu Conselho Editorial.