Valores do jogo de xadrez para o ensino religioso

v. 10, n. 2 (2018) • Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Autor: José Duarte de Barros Filho

Resumo:

 O jogo de xadrez, internacionalmente reconhecido na atualidade como ferramenta pedagógica de extraordinário valor tanto em escolas como universidades, é proposto como recurso didático para o Ensino Religioso, mais explicitamente o de concepção confessional católica e cristã, pois possui também um viés de cunho religioso, que pode ser explorado e que vai além dos benefícios tradicionalmente identificados como sendo trazidos pelo jogo (concentração, raciocínio, memória, etc...). Este viés religioso, que de forma lúdica abre espaço para a inserção de valores relativos à transcendência, ainda não foi devidamente valorizado ou formalmente elaborado, o que ressalta a originalidade e ineditismo da presente proposta. Os benefícios que podem advir daí são, em projeção, muito grandes, seja a nível escolar ou paroquial, pois facilitam, através do apelo do jogo mesmo, o diálogo das crianças e jovens com as ideias e valores próprios relativos ao âmbito espiritual. Como consequência, a proposta educativa especificamente religiosa é facilitada, valorizada e melhor entendida, ao colocar a um nível bem acessível de compreensão dos alunos os valores universais e espirituais.

Texto Completo: http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1437

Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Synesis, revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis, é um veículo eletrônico de divulgação da pesquisa e da produção acadêmica e científica na área da filosofia, com publicação semestral.

As diretrizes editoriais da Synesis seguem o padrão do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), estabelecido pelo IBICT a partir da plataforma Open Journal System (OJS), desenvolvida pelo Public Knowledge Project da Columbia University.

A partir de 2017, a Synesis publicará somente artigos inéditos de autores com doutorado ou em doutoramento, que submetem suas contribuições eletronicamente e aceitam as diretrizes da revista quanto à avaliação das contribuições por dois pareceristas às cegas (double blind peer-review), conforme explicitado na seção "Processo de Avaliação Pelos Pares". Os artigos dos demais autores só serão avaliados se forem em co-autoria com doutores.

Este periódico não cobra taxas para receber, avaliar ou publicar os documentos (artigos, traduções, etc.) submetidos à apreciação do seu Conselho Editorial.