Ideias de governança em Kong-Zi Jiayu e seus valores contemporâneos
vol. 47, n. 1 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Hua Li; Na Lu
Resumo:
Kong-Zi Jia Yu é um livro que registrou muitas conversas e pensamentos de Confúcio e de seus discípulos, tornando-o uma fonte indispensável para explorar a cultura e as ideias tradicionais chinesas. Em particular, as ideias de governança apresentadas no livro ainda são altamente relevantes hoje. Os pensamentos orientados para as pessoas eram o núcleo da sabedoria da governação, a realeza paradigmática e os cortesãos virtuosos eram uma parte sensata da governança, e as ideias penológicas asseguravam ainda mais as operações robustas da mesma. Na nova era, novas ideias como “colocar o povo como prioridade máxima”, os pensamentos de Xi Jinping sobre a construção de equipas de quadros e governar a China pelo Estado de direito foram sucessivamente propostos como conversões criativas e desenvolvimento inovador da cultura chinesa que foi levado adiante ao longo de milhares de anos. Herdar e promover estes “genes” culturais, refinando a sua essência ideológica, são de grande valor de referência para cultivar o panorama político atual, enriquecendo a conotação da construção da equipa de quadros na nova era, aderindo ao Estado de direito e fornecendo ideias para a formulação das actuais políticas de governação rural.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n1.e0240003
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14335
Palavras-Chave: Kong-Zi Jia Yu, Governança, Virtude política, Estado de Direito
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.