De Frankfurt a Konstanz: da estesia como ascese ao prazer comunicacional da catarse
vol. 47, n. 1 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Benjamim Picado
Resumo:
AtrAtravés de um exame sobre as ideias estéticas da Escola de Konstanz (em especial, nos textos de Wolfgang Iser e de Hans Robert Jauss), pretende-se fazer uma inflexão sobre os costumeiros enlaces entre comunicação e experiência estética, no modo como foram tradicionalmente cifrados, como aspectos de uma crítica aos processos de mediatização extremada, nas fases tardias do capitalismo – ilustradas pelo ideário filosófico da Escola de Frankfurt (especialmente nos escritos de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin). Fixam-se como signos dessa inflexão a proposta de uma reabilitação de fenômenos como os do “efeito estético” (em Iser) e da “catarse” (em Jauss), como elementos que conjugam estados afetivos da receptividade estética de obras de arte com seu potencial de comunicabilidade, propondo, a partir daí, um outro tipo de enlace para a apreciação dos fenômenos, processos e produtos comunicacionais, em chave estética.avés de um exame sobre as idéias estéticas da Escola de Konstanz (em especial, nos textos de Wolfgang Iser e de Hans Robert Jauss), pretendemos fazer uma inflexão sobre os costumeiros enlaces entre a comunicação e a experiência estética – no modo com tradicionalmente foram cifrados, como aspectos de uma crítica aos processos de mediatização extremada, nas fases tardias do capitalismo, ilustradas pelo ideário filosófico da Escola de Frankfurt (especialmente nos escritos de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin). Fixamos como signos desta inflexão a proposta de uma reabilitação do fenômenos como os do “efeito estético” (em Iser) e da “catarse” (em Jauss), como elementos que conjugam estados afetivos da receptividade estética de obras de arte com seu potencial de comunicabilidade, propondo a partir daí um outro tipo de enlace para a apreciação dos fenômenos, processos e produtos comunicacionais, em chave estética.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n1.e0240073
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14990
Palavras-Chave: Comunicação, Experiência estética, catarse, Escola de Franfurt, Escola de Konstanz
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.