Um poder infinito de negação: Blanchot e o humanismo dos anos 1940

vol. 47, n. 1 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: L Felipe Alarcón

Resumo:

“Literatura e direito à morte” é provavelmente o texto mais citado do pensador francês Maurice Blanchot. Durante décadas tem sido discutido por figuras importantes como Emmanuel Levinas, Jacques Derrida ou mesmo o escritor Paul Auster. A sua importância é dupla: por um lado, é muitas vezes considerada uma importante via de acesso ao pensamento literário de Blanchot. Por outro lado, constitui um exemplo substancial da nova recepção de Hegel na França, uma vez terminada a Segunda Guerra Mundial. Embora não haja dúvidas sobre a sua inspiração Kojèvo-Hegeliana e o seu centro no que poderíamos chamar de “experiência literária”, este artigo pretende explorar outra das suas camadas: a sua relação com a discussão em torno do humanismo e do Terror, tão esquecida como central em França no final da década de 1940. Tentaremos, nesse artigo, lançar as bases para uma nova leitura desta peça fundamental da produção de Blanchot.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n1.e0240079

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14223

Palavras-Chave: Humanismo, Anti-Humanismo, Terror, Maurício Blanchot, Dionys Mascolo

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.