Continuidade espiritual das ideias de Abai e Blaise Pascal (?palavras de edificação? de Abai , ?pensamentos? de B. Pascal )
vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Anel Yeszhanova; Garifolla Esim
Resumo:
O objetivo do artigo é identificar a semelhança das visões de Abai e B. Pascal, em relação ao aparato categórico, ideias-chave e especificidades da apresentação. No curso do estudo dessa questão, a abordagem histórico-filosófica foi escolhida, devido à necessidade de estudar as obras centrais no contexto da história mundial do pensamento. A hermenêutica foi escolhida como método principal, que permite a livre análise e interpretação de textos, revelando seu conteúdo sob a ótica de formas não clássicas de racionalidade. O método eclético, juntamente com a análise científica geral, síntese, comparação e generalização em um complexo, possibilita traçar paralelos facilmente entre fontes e conceitos diretamente não relacionados. No artigo, é determinado o pertencimento da filosofia de Abai e B. Pascal ao cordocentrismo. São reveladas as categorias de “coração”, “razão”, “vontade”, “fé”, “ciência” e sua interconexão. O escopo da afiliação de gênero dos pensadores é expandido.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e0240009
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14705
Palavras-Chave: Estudos de Abai, Cordocentrismo, Moralidade, Iman, Filosofia da religião
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.