Os principais aspectos do asceticismo e do arrependimento na obra Pratum, de John Moschus
vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Atanasia Mariia Smetaniak
Resumo:
O tema do arrependimento é eterno para os cristãos. Quase todos os Santos Padres tocaram nele com necessidade e consideraram utilizar essa preparação milagrosa dada pela Igreja. Ela também corre como um fio vermelho através da obra de Pratum, de John Moschus. O objetivo deste estudo é analisar a obra Pratum, de John Moschus, que aborda o tema do arrependimento e os principais aspectos da ascese. O trabalho visa a identificar as principais características da vida monástica associadas às práticas ascéticas do monaquismo primitivo descritas na obra. O estudo centra-se nos destinatários da obra, nomeadamente os monges para os quais a obra foi escrita, e nos temas sobre as práticas ascéticas, a importância e a necessidade do arrependimento e a ação da graça divina na vida humana. O estudo pretende garantir que esses temas e práticas sejam herdados por outras gerações e não percam sua relevância.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e0240010
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14367
Palavras-Chave: Progresso espiritual, Procure a vida, Monges, Monge, Ganhar liberdade interior
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.