Pesquisas estéticas e filosóficas da obra de Stanislav Shumytskyi no processo histórico-cultural dos anos 60 do século xx
vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Valentyna Kryvenchuk
Resumo:
O objetivo do artigo é estudar o desenvolvimento criativo e as buscas estéticas e filosóficas da obra de Stanislav Shumytskyi dentro do processo cultural e histórico dos anos 60 do século XX. A base da abordagem metodológica deste trabalho de pesquisa é um estudo sistemático complexo, que se baseia em uma combinação qualitativa de métodos teóricos de pesquisa. Em particular, análise, síntese, generalização, interpretação, abstração, bem como método descritivo, comparativo, de justaposição, método histórico-comparativo, método intertextual, em particular, seus princípios intermediários, foram aplicados para uma consideração detalhada da obra de Stanislav Shumytskyi. Os principais resultados obtidos no âmbito desta pesquisa científica devem ser considerados com a comprovação das características das buscas estéticas e filosóficas da obra de Stanislav Shumytskyi dentro do processo histórico-cultural dos anos 60 do século XX e o significado da herança criativa do artista para o processo literário moderno.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e0240015
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14635
Palavras-Chave: Anos sessenta, Processo literário, Filosofia, Esteticismo, Renascimento literário
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.