Sistema diversificado de casamento no planalto tibetano: declínio, renascimento e variação na perspectiva da antropologia jurídica

vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Tianyu Wang

Resumo:

Este artigo explora a dinâmica social e cultural refletida pelo declínio, renascimento e variação do sistema diversificado de casamento, considerando o contexto de mudanças no ambiente social, jurídico e na estrutura social do planalto Qinghai Tibet, com a poligamia como um exemplo típico. A investigação centra-se no papel das mulheres e antecipa o futuro desenvolvimento da poligamia no planalto Qinghai Tibet. A investigação e aplicação deste artigo são uma reinterpretação de estudos anteriores sobre o poder de gênero e a posição das mulheres. De um ponto de vista intercultural, a prevalência e persistência da poliandria refuta a interpretação mecânica do papel subserviente universal das mulheres. A ênfase nos papéis e na posição das mulheres nas famílias de poliandria procura confirmar as complexidades do poder de gênero e da posição das mulheres na sociedade. Tanto a invenção de conceitos teóricos quanto a exploração de caminhos de pesquisa têm como objetivo avançar na investigação de desafios semelhantes. O foco e a exploração do grupo feminino na poliandria neste artigo complementaram estudos anteriores sobre a situação das mulheres e identificaram dificuldades que precisam ser abordadas.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e0240057

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14583

Palavras-Chave: Platô tibetano, Casamento, Declínio, Renascimento, Variação

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.