Literatura da nova era: estudo da qualidade poética de Glück e sua afinidade com as características da cultura chinesa
vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Yijun Liu
Resumo:
Reconhecidas por fazer parte da poesia alemã moderna com influência internacional, as obras de Glück demonstram um conceito único de inovação e experiência, o que possibilitaria um novo campo da criação poética. Portanto, é importante estudar a influência das obras de Glück na literatura do novo período chinês. Este artigo analisou a propagação das influências culturais chinesas, bem como o seu papel na literatura chinesa contemporânea, através das lentes da poética, nas obras literárias de Glück. Por meio das técnicas de mineração de dados, este texto realizou uma pesquisa virtual sobre o volume de vendas e o número de leitores das obras de Glück, examinando suas informações demográficas, que incluem: idade, escolaridade e distribuição regional. Os resultados da pesquisa constataram que, de março até outubro de 2020, o volume médio mensal de vendas dos livros impressos de Glück foi de 13.625, enquanto a média mensal de leitores de e-books foi de 21.520,75. As obras de Glück foram amplamente divulgadas na China e divergiram da cultura chinesa. A natureza poética de Glück e o conceito de obstinação solitária, o qual não decai no que nele expressa, abriram novas possibilidades para a literatura chinesa contemporânea e proporcionaram aos escritores novas formas de explorar a arte.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e0240058
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14631
Palavras-Chave: Poesia de Glück, Qualidade da poesia de Glück, Cultura chinesa, Disseminação e características da poesia
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.