Transformação da consciência dos pós-nômades no contexto da globalização
vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Gulnara Botokanova; Adylbek Alybaev; Gulnara Mursahmedova
Resumo:
A globalização mudou muitos aspectos da sociedade tradicional. A relevância deste artigo reside no fato de uma das consequências da globalização ser a perda das tradições, cultura, ideologia e singularidade dos povos nómadas, incluindo os pós-nómadas. Analisamos a literatura a respeito de como a consciência dos pós-nômadas muda a partir dos processos de globalização e como os nômadas se adaptam a tais processos. Tendo analisado todos os problemas e desafios para a consciência dos pós-nômadas na adaptação à globalização, revelou-se que a identidade cultural dos pós-nômadas na República do Quirguizistão, com uma adaptação bem-sucedida às condições de vida modernas, continua a ser importante. Está estabelecido ser mais conveniente introduzir um desenvolvimento original, na forma de uma combinação harmoniosa de tradições e inovações, para melhorar os padrões de vida. No decorrer do artigo foram desenvolvidas recomendações para o renascimento e preservação dos valores e da cultura tradicionais dos pós-nômadas, no contexto da globalização, para preservar a identidade social e a identidade étnica.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e0240085
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14992
Palavras-Chave: Sociedade tradicional, Integração mundial, Povos nômades, Pós-moderno, Mudança sociocultural
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.