Símbolos, imagens, imaginação e memória: elementos para uma epistemologia jonasiana
vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Michelle Bobsin Duarte
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre os elementos epistemológicos presentes na filosofia de Hans Jonas. A chave interpretativa fornecida pelo autor, com a noção de Homo Pictor e a importância das imagens, dos símbolos, da imaginação e da memória, na evolução da liberdade humana, no âmbito da vida, que resultou no ser humano atual, proporciona um campo fecundo para a exploração dos atributos dos sujeitos epistêmicos apontados pelo filósofo. Nesse sentido, propõe-se uma leitura que considera os possíveis elementos de uma teoria do conhecimento de Jonas, a partir dos textos “Image Making and the Freedom of Man” (1966), com destaque ao apêndice do ensaio, intitulado “On the Origins of the Experience of Truth” e do texto “Tool, Image, and Grave” (1986).
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e02400118
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15185
Palavras-Chave: Hans Jonas, Epistemologia, Homo Pictor
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