Transformação da filosofia educacional: uma avaliação da inovação na gestão do ensino superior no contexto do Big Data
vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Zichen Xu; Shi Cheng
Resumo:
Com o rápido desenvolvimento da sociedade da informação moderna, o Big Data (BD) trouxe grande comodidade à vida dos residentes. No contexto do BD, a aplicação da tecnologia da informação em diversas áreas tornou-se uma tendência. Através da transformação da filosofia educacional, a Gestão do Ensino Superior também assumiu novas características e gerou novos rumos de desenvolvimento. Este artigo explora as deficiências e razões do trabalho tradicional de Gestão de Esino Superior, aponta problemas atuais e explica a necessidade de sua inovação. Também analisa as vantagens e o desenvolvimento da tecnologia BD no trabalho de gestão. Através das novas ideias, métodos e ferramentas trazidas pela tecnologia Big Data para a Gestão do Ensino Superior, foi demonstrado que a tecnologia BD apoiou o desenvolvimento de modalidades de ensino inovadoras, proporcionou um ambiente de aprendizagem positivo e reduziu os custos de gestão. Com base nas características do trabalho da Gestão e nas vantagens da tecnologia BD, foram realizadas pesquisas inovadoras para analisar a eficiência e o entusiasmo da aprendizagem dos alunos para ilustrar o efeito inovador desse trabalho. Os autres defendem que a tecnologia BD, incluindo Inteligência Artificial e gestão precisa e flexível, traz novas ideias, métodos e ferramentas para a GEstão, melhorando efetivamente a eficiência, aumentando a felicidade dos alunos e reduzindo os custos de gestão laboral. Ademais, apoiam o desenvolvimento de modelos de ensino inovadores, oferecem aos estudantes universitários um ambiente de aprendizagem positivo e reduzem os custos de gestão.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.5072/0101-3173.2024.v47.n.pe02400162
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15080
Palavras-Chave: Big Data, Gestão do Ensino Superior, Inteligência artificial, Gestão Educacional Individualizada
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.