O dilema e a visão das mulheres do conhecimento moderno: uma visão feminista sobre os romances de Drabble
vol. 47, n. 2 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Guicang Li
Resumo:
Margaret Drabble é uma famosa escritora britânica. Seus romances são baseados em suas experiências de vida pessoal e fornecem uma representação tridimensional das dificuldades de sobrevivência e das perspectivas de desenvolvimento das mulheres do conhecimento moderno, a partir de uma perspectiva literária. Ela investiga a identidade social e o posicionamento do papel das mulheres, tentando encontrar uma saída para o conhecimento moderno das mulheres, na nova era da sociedade. Os romances de Drabble constroem um discurso narrativo literário amparado no desenvolvimento individual e no crescimento grupal das mulheres, sempre tomando a busca por questões feministas como tema de criação, com um colorido tipicamente feminista. Na perspectiva do feminismo, este estudo analisa profundamente a criação literária de Drabble. Este artigo parte do contexto histórico e da experiência pessoal de Drabble, investigando como esses fatores de fundo afetam profundamente a criação de seu romance. Ao explorar as características dos romances de Drabble, o estudo presta especial atenção à forma como ela destaca temas feministas, através de uma narração literária delicada. Além disso, o artigo também enfoca o pensamento feminista contido nos romances de Drabble. Ela enfatiza firmemente a importância da independência e autoconsciência das mulheres. Defende que as mulheres devem romper corajosamente com os grilhões da sociedade patriarcal e buscar ativamente a igualdade e a liberdade.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e02400182
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15109
Palavras-Chave: Margaret Drabble, Feminismo, Mulheres do Conhecimento, Criação de romance, Dilema da sobrevivência, Visão de desenvolvimento
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.